Você não precisa mais realizar procedimentos complexos para instalar uma custom ROM e obter modificações no comportamento do Android para implementar recursos inexistentes no sistema do robozinho. Xposed faz isso por você!

Tutorial – Modificando e personalizando seu android

Descrição

Uma das coisas marcantes no Android é a sua flexibilidade de personalização em contraste com os principais concorrentes, mesmo para usuários leigos. O sistema da Google oferece inúmeras formas de customizar o SO, pois sua construção é totalmente modular e permite que um aplicativo que não seja do sistema assuma alguma função específica do Android.

Isso agrada alguns, e desagrada a outros, sobretudo para quem prefere ter o controle sobre o sistema e não ficar preso às imposições das empresas que fabricam os gadgets. Daí entram em cena as customs ROMs, que são versões modificadas do Android com recursos não encontrados no original da Google e que trazem uma experiência mais pura do SO.






Requesitos:


1- Aparelho com sistema android 4.0 ou superior

2- Ter ROOT

3- Instalador do Xposed (O aplicativo esta todo em português) Download Aqui






O que é o Xposed?

O aplicativo que faz essa mágica está disponível no XDA e chama-se XPosed. Ele adota um método completamente diferente do usado até agora para customizar o Android. Geralmente, a customização do Android inclui mudanças num arquivo chamado framework-res, que faz parte do sistema, e é uma tarefa que exige muito conhecimento técnico.

Os desenvolvedores conseguem trocar cores do sistema, ícones do menu de configurações, acrescentar entradas para aplicativos próprios, adicionar transparências etc. Contudo, essas mudanças não são possíveis de serem desfeitas. O XPosed adota um método diferente e genial, que permite realizar mudanças na aparência e acrescentar funções sem, no entanto, realizar qualquer mudança nos arquivos que constituem o Android.
Ele funciona introduzindo um arquivo JAR que se inicia no arranque e serve como uma “ponte” entre as chamadas das funções do sistema. Assim, qualquer evento proveniente de serviços ou na construção da interface é “interceptado” pelo framework que realiza as modificações visuais ou de recursos. Apesar de ser mais um serviço rodando no sistema, o consumo de bateria não é muito afetado.

O aplicativo também trabalha com espaço para aceitar módulos que trabalham em conjunto com o software, permitindo que programadores implementem recursos extras ou adaptados a determinadas famílias de aparelhos. Atualmente existe uma grande quantidade de módulos para diferentes aparelhos, e outros específicos a um fabricante, como linhas Galaxy da Samsung, Xperia da Sony, HTC e para ROMs AOSP, como a CyanogenMod.
Mas não são todas as funções que funcionam, infelizmente, devido à grande variedade de dispositivos com Android modificado pelos fabricantes. Contudo, sempre haverá algum que funcionará e já servirá para alterar o comportamento, acrescentar recursos ou modificar itens na aparência. Basicamente consiste em tentativa e erro, e uma dose de paciência.

Também é importante frisar que ele é destinado aos aparelhos mais novos, com Android 4.0 (ICS) ou superior. Qualquer tentativa em outro sistema não é totalmente garantida que irá funcionar. Apesar de o processo ser livre de problemas, não nos responsabilizamos por qualquer dano, material ou não do aparelho, sistema operacional e arquivos pessoais decorrente do procedimento de instalação. Portanto, faça um backup de tudo o que é importante antes de prosseguir.





 

Instalação do Xposed


Tutorial e análise em vídeo no final do post…

O aplicativo em si consiste em um instalador para o framework no sistema (daí a necessidade de root) e para gerenciamento dos módulos instalados. Além disso, ele avisa sobre atualizações em módulos e do framework, facilitando a obtenção das últimas versões. Também possui uma lista de aplicativos que você pode facilmente obter através do instalador – lembrando que não funciona em todos os aparelhos.

Comece obtendo o APK do instalador para a sua versão do Android. Você pode obter a informação da versão emConfigurações > Sobre o Dispositivo > Versão do Android.

4.0 ou superior

2.3 e 2.x (Gingerbread). Essa versão é portada (port), sendo assim, pode não funcionar corretamente. Use por sua conta e risco.

Será necessário habilitar a instalação de aplicativos de fora da Google Play ou “Fontes Desconhecidas”. Feito isso, basta passar o arquivo do PC para um diretório à sua escolha no Android via conexão USB (se estiver acompanhando isso do PC), ou usar qualquer gerenciador de arquivos comum e navegar até onde baixou o instalador do Xposed, tocando no arquivo e selecionando a opção “Instalar”.

Após a instalação, abra o instalador e selecione a opção “Framework”. Dentro da opção, clique em “Install/Update”.
Conceda as permissões de root sem medo. Após o processo, será necessário reiniciar o aparelho, que pode ser feito pelo atalho no aplicativo ou pelo método-padrão do Android.





 

Instalando módulos


Tutorial e análise em vídeo no final do post…





 
Modificando o ícone de bateria (XBatteryThemer)

Há vários módulos que possuem funções que realizam mudanças no ícone de bateria, como o próprio Wanam citado acima, que possui essa opção embora seja bastante limitada. Se você quer mais controle, o módulo XBatteryThemer faz isso. E o que é melhor, você não precisa reiniciar o smartphone a cada mudança efetuada (só se ocorrerem erros).

Comece baixando o APK. A instalação ocorre da mesma forma do Xposed. Abra um navegador de arquivos, vá até onde você baixou o XBatteryThemer e toque em cima do arquivo para iniciar a instalação.

Ele é bem simples de usar. Basta instalar os temas de bateria que você deseja, abrir o módulo do XBatteryThemer e selecionar a opção desejada.
Geralmente eles são distribuídos em duas versões: colored e non-colored ou white. A versão com a tag “colored” significa que você poderá personalizar a cor do ícone, e as outras tags já possuem cores fixas.

Para instalar os temas, descompacte o pacote em um diretório. Cada tema de bateria é um arquivo APK. Basta instalar normalmente. Dependendo do gerenciador de arquivos, é possível ver o ícone do aplicativo em cada arquivo APK. Nesse caso, cada APK terá o ícone do tema correspondente.


QRCode






QRCode





 
Personalizando as ações dos botões (XButton)

O módulo XButton Actions permite personalizar diversas ações referentes aos botões do aparelho, tanto físicos quanto virtuais. É possível definir atalhos para aplicativos, finalizar tarefas mantendo um botão pressionado por algum tempo e várias outras funções. 

QRCode






Invertendo o botão de volume ao girar a tela (Swap Volume Keys)

Já deve ter acontecido com você de, ao girar a tela do smartphone para ver um vídeo, por exemplo, se confundir na hora de aumentar ou abaixar o volume, fazendo justamente o oposto. Quando você muda a orientação da tela, é natural que seu cérebro, acostumado a interpretar visualmente a barra de volume, se desloque para a direita para aumentar e para a esquerda para abaixar, mantenha essa lógica quanto aos botões.

Ao girar a tela, você tende a inverter a função dos botões, seguindo o condicionamento visual submetido pelo software. Os fabricantes deveriam adotar essa mudança, invertendo o botão de volume ao girar a tela, mas não o fazem. No entanto, você poderá realizar isso com o Swap Volume Keys. Assim, sempre que inclinar o smartphone, os botões de volume vão alterar a ordem. Não há qualquer configuração a ser feita. 

QRCode





 
Removendo aviso de volume alto (Unsafe Volume)

O Unsafe Volume é um módulo interessante para aqueles que gostam de ouvir música e controlam o player pelos botões do fone de ouvido. Infelizmente, ao tentar aumentar o volume, simplesmente nada acontece. Isso porque o smartphone necessita de uma confirmação, normalmente numa mensagem acompanhada de um aviso sobre os perigos de escutar músicas muito altas.

Isso obriga a você retirar o smartphone do bolso, desbloquear a tela e tocar na caixa de confirmação para liberar o volume. É incômodo e perde-se toda a praticidade de possuir controles junto aos fones de ouvidos. Para remover essa limitação, basta instalar o módulo Unsafe Volume. Depois é só ativar e você não precisará mais confirmar nada ao aumentar o volume.

QRCode





 
Melhorando o tempo de boot do Android (BootManager)

É bastante incômodo precisar reiniciar o celular e ele demorar muito para voltar. Ás vezes a espera pode chegar a um ou dois minutos. Isso ocorre não por culpa apenas do aparelho ou das modificações no Android efetuadas pelo fabricante, mas pela quantidade de apps inicializando junto com o sistema.

Existem alguns aplicativos na Google Play que permitem impedir os aplicativos de iniciarem junto com o sistema durante o boot, o que acarreta atrasos significativos. O Battery Doctor é um bom aplicativo com esse recurso. Mas, se você não quer instalar um aplicativo só para ter essa função, ou prefere gerenciar tudo de um só lugar (Xposed), pode instalar o BootManager. Mesmo esquema: instalar e ativar.



QRCode













Modificações gerais (GravityBox) Jellybean / KITKAT

GravityBox é um módulo cujo objetivo principal é fornecer aos usuários de plataforma MediaTek (que é bem conhecido por não ser opensource amigável)
com uma caixa de emenda para transformar sua estoque ROM Android em ROM personalizado embalado com características e ajustes adicionais.
Além disso, ele deve ser executado em qualquer dispositivo com Android não desviar muito da AOSP (Android Open Source Project).

O aplicativo utiliza horizonte Xposed extraordinário codificado pelo reconhecido
desenvolvedor rovo89 que, brevemente, fornece uma interface para a injeção de fórmula em qualquer aplicativo, incluindo os serviços de complemento permitindo modificações de aplicações e complementar os serviços durante o tempo de execução. Uma das maiores vantagens de um GravityBox é que ele não é firme a qualquer dispositivo específico. Na verdade, ele deve ser executado em qualquer dispositivo de transporte de baunilha 4.4.x Android (ROM apertar adequado para AOSP).
Este plano não seria provável, mas é rovo quadro Xposed, aclamação tão ultrajante para ele.

Todos os conceitos de uma ROM personalizada você encontra neste módulo que é uma fantástica junção entre ambos.



QRCode





QRCode






Outros módulos

Existem vários outros módulos disponíveis e novos sempre estão aparecendo. Até agora, as opção são universais, ou seja, para todos os aparelhos com Android 4.0 ou superior. Mas há opções específicas para algumas linhas de produtos de fabricantes diferentes, como Xperia, Samsung, LG, HTC e ROM AOSP, tal como o CyanogenMod. 

Cada módulo da lista possui sua página com a descrição (em inglês), versão do Android em que funciona, limitações etc. É basicamente tentativa e erro. Nos módulos específicos para uma linha de aparelhos, a probabilidade de funcionar é maior visto que o desenvolvedor possui o aparelho para testes.


QRCode





 
Desfazendo as mudanças

Para toda mudança, é possível desfazer. Um recurso que ocasionou travamento ou simplesmente se você gostaria de voltar à experiência-padrão do Android entregue pelo fabricante, tudo o que você precisará fazer é desabilitar o módulo correspondente ou desabilitar o Xposed. O importante é ter a opção de realizar as mudanças ou desfazê-las a hora que bem entender.

O Xposed é realmente genial, permitindo que usuários leigos possam realizar suas próprias personalizações, antes restritas apenas àqueles com maior conhecimento técnico e dispostos à realização de métodos complicados.






Vídeo análise (Instalação e configurações de módulos)